terça-feira, 29 de maio de 2012

Religiões Asiáticas

Islamismo: O islamismo é uma região monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência á lei e á vontade de Alá. Seus seguidores são muçulmanos, aquele que se subordina a Deus.

 Atualmente, é a região que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.

Seu livro sagrado é o Alcorão, coletânea de revelações divinas recebidas por Maomé.


Hinduísmo: O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje.
 Os hindus(como são chamados) são politeístas. São os principais deuses: Brahma(representa a força do universo), Ganesa (sabedoria e sorte), Matsya (salvou a espécie humana da destruição), Sarasvati ( deusa da arte e da música), Shiva( seus supremo, criador do ioga) e Vishnu( responsável pela manutenção do universo).
 A alimentação dos hindus deve ser vegetariana pois acreditam que ao comer a carne a pessoa se torna impura, deve haver oferendas e a trajetória da alma será traçada de acordo com as ações praticadas na Terra.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.


Budismo: O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.
O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região.
Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.
Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
A filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana.
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir: não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes. Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.



terça-feira, 8 de maio de 2012

Socialismo


Socialismo:

 
Oque é: Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica advogando a propriedade pública ou coletiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação.
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

Tipos de socialismo:

Socialismo  Utópico: O pensamento socialista foi primeiramente formulado por Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen. O socialismo defendido por estes autores foi, mais tarde ddenominado de socialismo utópico por seus opositores marxistas (os quais, por oposição, se autodenomnavam socialistas "científicos"), e vem do fato de seus teóricos esporem os princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-lá. O nome vem da obra Utopia de Thomas More.
Socialismo Cristão: É um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os militares deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde nos círculos católicos, como um ramo ou variante progressista do catolicismo social no qual o socialismo cristão ganhou muita força após a enciclíca " Rerum Novarum" do Papa Leão XIII (1891).

Socialismo Real: A trajetória do socialismo real começa com a vitória dos Bolcheviques na Revolução Russa, o que transformou o país, renomeado de União Soviética, no primeiro estado socialista da história, a partir de 1921, o Partido Comunista instaurou a ditadura no país.

Fim do socialismo real (comunismo): Na última década do século XX chegou ao fim, de forma inesperada, abrupta e inexorável, o modelo socialista criado pela União Soviética.